quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Segredos naturaes para conservar a CASTIDADE, e reprimir os estimulos da carne


Escreve Macenia, que o çumo da herva chamada Segura, bebido em jejum, reprime os estimulos da carne, e as suas folhas postas sobre os genitaes, diz que tem virtude de applacar os incentivos da luxuria.
A vicena escreve que a arruda comida mitiga os odores da carne no homem: na mulher pelo contrario, porque os aviva em excésso.
O Mestre João diz que o Orjavão tem mui grandevirtude, e efficacia para reprimir a luxuria; porque applicada aos lombos mitiga, e applaca grandemente os estimulos da carne.
Diz mais o mesmo Author, que o çumodo Orjavãobebido causa impotencia a quem o toma por espaço de sete dias. EscreveDioscordes, que fruta, que produz o Cedro, pizada, ou o çumo de suas folhas posto nos genitais, desterra a potência de actos venereos. Michael Escoto diz com muito fundamento, que todas as cousas agras, frias, e azedas se accommodão bem com a castidade, conservando-a; e pelo contrario as cousas doces, quentes, e odoriferas a estragão de todo. Porém fallando espiritual, e catholicamente, o que mais conserva, e deffende a castidade he o jejum, disciplina, e oração frequente; e com muita devoção.

in "Fysiognomia e varios segredos da natureza" de Jernymo Cortez - Livraria Universal


Sem comentários:

Enviar um comentário