Limpei então um pequeno espaço de cerca de 8x4m. Cavei o terreno e, tendo em vista o que pretendia plantar, fiz armações em cana da índia e rede para legumes de trepar. Afastei a tubagem de rega automática e criei regos de rega, pois queria experimentar a fazer a horta do método antigamente utilizado.
Após o terreno preparado, comprei e deram-me plântulas de alface frisada, pimentos verdes, pimentos padron, tomateiros coração de boi e xuxa, melancias, melões, meloas, courgettes, beringelas, pepinos, feijão verde de trepar e feijão rasteiro amarelo. Dispus os mesmos em filas por espécie.
A primeira etapa esta concluída e comecei então um outro trabalho, limpar a parte do pomar, que estava cheio de ervas, devido a um relativo abandono de três anos. Recuperei a vedação que divide o pomar da zona de arbustos decorativos e dividi o pomar em duas zonas, uma destinada a ter criação (galinhas, patos, perus, ...) e outra onde aos poucos será construída a horta principal, com zona de cultura no chão, zona de cultura em caixas elevadas, estufa e viveiros.
Comprei então uma série de galinhas poedeiras, frangos, patos, fracas e dois gansos que apesar de terem uma zona de abrigo circulam livremente pela área de pomar que lhes é destinada.
Tratei e podei as árvores de fruto.
Sempre gostei de criar as minhas coisas desde o início e como tal comprei sementes de plantas que me interessavam, comprei viveiros e comecei então a dar vida aos meus legumes.
Após estes trabalhos comecei então a fase de limpeza e organização do restante pomar. Mondei, arranquei alguns arbustos, adubei a terra e iniciei a fase de culturas em terra da futura horta principal. De modo a evitar o imenso trabalho de apanhar as ervas, coloquei tapetes de tela anti-ervas sobre a terra, criando aberturas para as plantas.
Neste espaço apenas coloquei plantas por mim criadas em viveiro. Seleccionei as seguintes espécies:
Feita a plantação, há que esperar, com paciência mas com muito entusiasmo.
Entretanto, passado cerca de mês e meio, a horta inicial começa a apresentar os primeiros resultados:
Sabendo que na natureza a "mistura" é espontânea, em conjunto com os legumes, deixo que as flores cresçam
e que os bichos desempenhem o seu papel, nomeadamente a polinização
Muitas outras novidades aguardam apresentação nos meus viveiros
(Poderá aceder a mais fotografias clicando aqui)
Sem comentários:
Enviar um comentário