sábado, 1 de dezembro de 2012

A descriminação por nascer diferente ou os falsos interesses


EU GOSTO DO BULLDOG FRANCÊS



Muita tem sido a polémica em redor do bulldog francês azul, de modo a que o mesmo não possa ser registado, por não obedecer ao estalão da raça?

Mas, qual estalão? Não é a raça um aprimorar de cruzamento de outras raças?

Não houve cores que, depois de satisfeitos os interesses económicos, como a cor creme, passaram a ser considerados?

Expliquem-me que eu não entendo. Como é que por exemplo, numa ninhada, em que os progenitores, sejam registados, vindos de uma longa cadeia de bissavós, avós, registados, em que nascem cinco cachorros, sendo um deles azul, que fazer? Não registar o azul? dizer que o mesmo não é puro? etc, etc.

Pois bem, eu gosto da raça, com ou sem registo, mas entendo que o azul tem direito a uma identidade. Identidade essa que é um direito.

É azul. Ok, que fique averbado que tem um defeito genético recessivo, mas identidade ele terá que ter.

Como seria se, por absurdo, fosse negado o direito a uma infeliz criança que nasce com trissomia 21 de ter Bilhete de Identidade.

O lógico, penso eu, seria ter esses cachorros registados e devidamente catalogados, para saber onde os mesmos se encontram, de modo a poder estudar e corrigir os problemas que advem da alteração genética que são portadores. Apoiar e eliminar esses problemas seria a atitude lógica de quem gosta da raça, dos cães e não de quem apenas gosta dos papéis que o mesmos possa ter.

Outra questão interessante predem-se com o LOP que, afinal, apenas serve para defender um estalão que protege alguns criadores, de modo a permitir um aumento do valor do animal.

Fácil, sem testes genéticos, que não são realizados, para registo, afirmar que determinada ninhada é filha dos cachorros X e Y registados, quando afinal essa ninhada poderá ser filha dos cachorros Z e W não registados.

Ligado a todas as situações estão as exposições e concursos caninos. Onde, se pinta, penteia, adornam os cães que, coitados, pouco transmitem ou retratam a realidade das raças. Enfim, ficam bonitos, dizem alguns, mas sem nada de natural, digo eu!

Curioso que, nem sempre ganham ou cães, mais caracteristicos do estalão da raça. Porque será, que interesses se escondem?

Os humanos, também fazem passagem de modelos, também têm concursos de misses, mas sabemos como se obtêm alguns resultados...

Sabemos que umas mamas de silicone, mais firmes e sexy, são melhores classificadas, que umas mamas naturais. Mas, será isso real? Serão as modelos "siliconadas" as mais belas? Serão essas que representam a beleza feminina? Julgo que não.

Algo semelhante se passa com os adornos e concursos caninos.

Retornando à cor dos cachorros, apenas me apetece dizer, para terminar, fazendo uma analogia com a espécie animal humana, coiitado de quem nascer albino, coitado de quem nascer negro com olhos azuis, coitado de quem nascer com mais sardas do que o estipulado pelo "estalão" humano. Ái de quem se atreva a nascer com uma orelha maior que outra, ái daquele humano que tenha a ousadia de nascer com um problema genético...

A todos eles será impedido ter Bilhete de Identidade.

A propósito, será que a Daniela Ruah tem BI, visto que têm o defeito genético de ter um olho de cada cor?

Não há promoção de fundamentalismo, à exclusão e à defesa de interesses ...






"Além do azul, DIGA NÃO à exposição, a criação e a venda de Bulldogs Franceses da cor chocolate e marrom/preto."

EIS A SIGLA DE UM CONHECIDO CRIADOR DE BULLDOGS FRANCESES

Além de ridícula, não deixa de ser curioso o facto de o referido criador, noutro canil, com outro nome vender e promover os bulldogs azuis a preços exorbitantes. Outros valores se levantam? Será que o que interessa é manter simplesmente a raridade da cor ou promover um negócio?

Cores na Raça Bulldog Francês:

TIGRADO

De longe pode ser confundido com “preto”, mas próximo ao cão percebe-se que o pêlo preto contém rajas de pêlo claro. Diz-se que o tigrado é “fechado” se há poucos pelos claros; diz-se que o tigrado é “aberto” se há muitos pêlos claros em meio à pelagem escura.

DOURADO TIGRADO

Cães com este tipo de pelagem possuem mais pêlos dourados que pretos. Esta pelagem pode também pode receber a denominação de “tigrada reversa”.É muito comum a ocorrência da máscara facial preta.

FULVO

Este tipo de pelagem apresenta uma enorme gama de variações, indo do dourado escuro ao dourado claro. É comum escutarmos variações do nome: vermelho, bege, castanho, etc. A máscara facial preta é um quesito de qualificação para cães com esta pelagem.

BRANCO

O bulldog francês pode-se apresentar totalmente branco, assim como pode ter manchas da cor tigrada sobre a pelagem branca ou manchas da cor fulvo, sobre a pelagem branca. As manchas tigradas podem ser "mais ou menos abertas" e ocorrerem em maior ou menor intensidade, dependendo da genética do animal. Cães brancos com marcações de cor fulvo podem apresentar máscara preta.

CREME

Geneticamente, este é um tipo de fulvo, obviamente o mais claro de todos, exceto pela presença da máscara preta. Foi a última cor de pelagem dos Buldogues Franceses a ser aceita pela Federação de Cinofilia Internacional. (1)

MARROM

Esta cor de pelagem é uma desqualificação. Apresenta-se uniformemente marrom; também é marrom a pigmentação das mucosas. Os olhos apresentam uma matiz amarelada. (2)

PRETO E MARROM

Esta cor de pelagem é uma desqualificação. Muito rara e impressionante, apesar de tudo. (2)

AZUL

Esta cor de pelagem é uma desqualificação.Apresenta pelagem azul, com ocorrência ou não de manchas claras. O nariz apresenta-se azulado, assim como as mucosas. A cor azul da pelagem pode estar ligada a uma doença genética chamada Alopécia por diluição de cor (3)

BRANCO COM AZUL

Esta cor de pelagem é uma desqualificação. Apresentam-se manchas azuis sobre a vasta pelagem branca. O nariz apresenta-se azulado, assim como as mucosas. (2)

CINZA OU "CINZA-RATO"

Esta cor de pelagem é uma desqualificação. Num primeiro relance, este cão pode parecer dourado, mas uma inspeção próxima revela uma pelagem cinzenta e pálida.Onde deveria haver uma máscara facial preta, no dourado, no cão cinza, a máscara é profundamente acinzentada, assim como a pigmentação das mucosas. (2)



(1) - Reconhecida após já terem sido exploradas ao máximo as mais valias económicas. Passou a ser considerado "puro" quando a cor já era mais habitual, e logo menos valiosa.

(2) - Serão certamente reconhecidas quando estiverem extintos alguns interesses económicos.

(3) A cor já foi admitida em concursos, o que é um 1º passo para o reconhecimento.


Sem comentários:

Enviar um comentário